blender-animacao-1-capa

O Blender também anima!! Sim! E é uma atividade bastante gostosa.

Vamos começar hoje com princípios básicos do Blender em animação falando sobre a janela Timeline.

Na imagem abaixo você pode ver que temos também a possibilidade de usarmos Dope Sheet e Graph Editor. São editores de animação também e serão citados com mais detalhes em lições próximas.

Para a lição de hoje, coloquei uma lagarta em cena (por favor, “veja” uma lagarta) que tem várias divisões. As divisões servem para agilizar o movimento dela.

No entanto, o Blender anima facilmente um objeto com poucas subdivisões, desde que não importe a movimentação do próprio objeto. No caso da lagarta a animação a movimenta no ambiente (Janela 3D) e também movimenta seu corpo.

blender-animacao-1-01

Na imagem acima, no lado esquerdo abaixo, vê-se o cabeçalho da Timeline. O menu que se abre, como demonstração é o caminho por onde se habilita os outros editores de animação. Como já disse, nessa lição ficaremos somente com Timeline.

Ainda no cabeçalho, à direita, destacado em branco temos vários controles de animação:

START: onde a animação começa.

END: onde a animação termina.

Na imagem, a animação está terminando em 100, no entanto, por padrão ela vem configurada para 250. Para conveniência da lição, mudei para 100.

Muda-se o final da animação colocando-se o número de frames em End, ou clicando no frame desejado e pressionando o atalho E.

O terceiro espaço que marca 1 no cabeçalho da timeline, identifica onde está o primeiro marcador.

Marcador é o traço verde que se encontra do lado esquerdo na timeline.

Os botões seguintes com flechas funcionam como um aparelho de player: –as duas setas centrais (maiores) para direita e esquerda, conduzem a animação para direita e esquerda.

-As duas setas das extremidades, conduzem a animação para início e fim.

-E as duas setas intermediárias entre as setas dos extremos conduzem a animação de para o próximo/anterior keyframe, tanto para direita quanto para esquerda.

Então agora vamos fazer algo um pouco mais interessante com a lagarta.

Obs: se você não tiver uma lagarta, mas está acompanhando as lições fazendo junto, você pode pegar um cilindro e subdividi-lo várias vezes e usá-lo para treinar.

Vamos aos passos para fazer a animação:

1- coloque na vista 7.

2- verifique se o 3D cursor está no centro. Se não estiver, SHIFT + S > cursor to center.

3- com o cursor no centro e no Modo Objeto > SHIFT + A > CURVE > BEZIER CIRCLE.

4- vá com o bezier circle para o Modo Edição.

5- verifique se todos os pontos de controle estão selecionados e pressione W, subdividindo uma vez para ter mais alternativas para modificar o caminho.

6- possivelmente o tamanho do bezier circle está pequeno para a lagarta/ cilindro. Aumente a curva para ter mais espaço para o seu objeto circular.

7- modifique, clicando nos pontos de controle, a bezier circle nos eixos X, Y e Z para tornar mais interessante o percurso da lagarta/cilindro.

8- volte para o modo Objeto.

9- selecione a lagarta/cilindro.

10- vá até a janela de propriedades e selecione o ícone de modificadores.

11- escolha o modificador curva.

12- no item Object do Modificador Curve, escolha a Bezier Circle.

blender-animacao-1-02

13- com o mouse na janela 3D, pressione I e escolha Location. No menu que se abre ao pressionar I verá muitas outras alternativas. Falaremos delas mais tarde.

14- coloque o mouse sobre o frame 50. Arraste a lagarta pelo eixo X até ela atingir um segundo ponto no meio da curva.

15- pressione I e escolha novamente Location.

16- coloque o mouse sobre o frame 100, arraste a lagarta/cilindro até o ponto mais próximo possível do início da animação pressione I e escolha novamente Location.

Você verá um pequeno “tranco” entre o início e o final da animação, assim como uma variação de velocidade entre o início, o meio e o final da animação. Esses são itens que podem ser consertados e isso será discutido em lições posteriores. Por agora, esses conceitos já são o bastante.

Outro detalhe, é que você pode ver os números exatos da localização dos keyframes (marcações em amarelo, que ocupam a metade do espaço na timeline) pela janela N. Como a animação foi feita somente em Location, o item Location na Janela N encontra-se colorida, indicando que há animação.

OBS: A maioria dos sliders do Blender podem ser animadas (como, por exemplo, essa de Location na janela N). Esse assunto será tratado em lições posteriores.

blender-animacao-1-03

Agora, para completar a conquista, pressione ALT + A e você verá sua lagarta/cilindro percorrer a curva. Feito por você!! Parabéns, mais um passo importante no aprendizado…

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *