blender-area-lamp-capa

Area Lamp é a última lâmpada da lista de lâmpadas do Blender. Não é a última forma de iluminar. É somente a última lâmpada.

blender-area-lamp-01

Se colocada em cena, nas configurações padrão, ela apresenta a princípio uma iluminação forte. Vejamos:

É preciso fazer algumas mudanças nela para conseguirmos uma iluminação adequada.

A razão de a luz da lâmpada Area ser tão concentrada é porque ela, como o nome indica, concentra a luz em determinada área.

blender-area-lamp-02

Então ela produz uma luz mais suave, mais geral e é direcional. Portanto importa o local em que é colocada, o ângulo, o tamanho da área que se localiza no topo da mesma e o comprimento e localização (com relação ao objeto a ser iluminado) da linha pontilhada que ela apresenta.

Pratique mudando Distance, e renderize para observar as variações de iluminação conseguida. Varie também o número de Gama para observar a variação de contraste que ele pode fornecer para a cena.

blender-area-lamp-03

Uma outra finalidade para a qual a lâmpada área também é usada é a que está ilustrada abaixo. Ela age como se fosse a luz de um aparelho de TV, ou quando você abre a geladeira, luzes de lanterna, etc.

blender-area-lamp-04

E abaixo, o resultado da renderização com tais mudanças (explicadas na imagem acima)

Logicamente seria melhor uma cena de uma sala com poltronas, ou qualquer outra mais apropriada. Mas tenho certeza que se você for usar a lâmpada area com a finalidade de emissora de luz, você arranja um cenário apropriado.

blender-area-lamp-05

Abaixo, veja as configurações da lâmpada Área no renderizador Cycles.

O item Portal que está destacado em branco é um item importante que será estudado separadamente em lição futura.

blender-area-lamp-06

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *