blender-tutorial-texto-capa

Bem, falando de textos, podemos dizer que estamos mais próximos de curvas que de meshes. É! Texto é uma “espécie” de curva.

Vejamos então:

para colocar um texto na janela 3D, o procedimento é o mesmo que colocar uma mesh, exceto pelo fato de escolhermos Text, que já aparece no menu inicial quando você pressiona SHIFT + A.

A princípio o texto é colocado na vista 7, de cima (top) e você pode usá-lo nessa vista ou com o atalho R >90° > X, colocá-lo na vista de frente, e na verdade isso é escolha sua.

No modo objeto o texto é manipulável de muitas formas e é fácil de fazê-lo, no entanto no Modo Edição, a situação fica diferente de quando você leva uma mesh ao modo Edição.

No modo Edição os controles para o Texto são praticamente os mesmos controles de um editor de texto comum, como o Word, Libre Office, etc.

blender-tutorial-texto-01

Quando você opta por colocar um texto na janela 3D, o Blender coloca a palavra “text”, em inglês, e depois disso você pode optar pela edição.

Estando no modo Edição ou no modo Objeto, as indicações da imagem abaixo funcionam igualmente. No entanto, no Modo Edição, há várias teclas de atalho que vão funcionar como digitação de texto, então ou você volta para o modo objeto para conseguir o que precisa, ou usa os menus disponíveis nos vários cabeçalhos e janelas.

Veja na imagem abaixo.

blender-tutorial-texto-02

Outro item, básico e muito importante na janela de propriedades, é o item Font. Você pode certamente usar a fonte oferecida pelo Blender, e pode também escolher qualquer das fontes que tenha no seu computador.

Como sempre, clicando na pastinha ao lado do item como marca o destaque você é enviado ao seu browse e, escolhe as fontes que estão disponíveis no seu computador, entretanto o Blender mantém a relação de fontes escolhidas por você, para o caso de mudar de ideia.

Veja na imagem abaixo.

blender-tutorial-texto-03

Outros itens que podem melhorar sua apresentação de texto são as destacadas na imagem abaixo.

blender-tutorial-texto-04

E ainda pode se copiar e colar textos já prontos.

CTRL + C no texto selecionado, ……

blender-tutorial-texto-05

Obs.: No momento acima, o atalho CTRL + V não funcionou para que eu colasse. O único item que funcionou foi Past Clipboard.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *