blender-tutorial-texto2-capa

Há outras formas de usar texto no Blender. Podemos associá-lo a curvas e ou modificadores.

Vejamos como isso acontece.

blender-tutorial-texto2-01

A imagem acima mostra um texto já com algumas configurações… você pode fazer as suas como desejar.

A primeira forma (mas não única) que podemos fazer modificações nos textos é usando curvas. Tanto Bezier curve quanto Bezier circle.

Vejamos abaixo com Bezier curve.

blender-tutorial-texto2-02

Coloque o texto e no modo Objeto coloque uma Bezier curve. Vá com ela para o modo Edição e acrescente mais pontos de controle para poder movimentá-la com mais facilidade, ajustando o texto como desejar.

1- Coloque a Bezier curve no modo Objeto e vá com ela para o modo Edição, e com ela ainda selecionada, pressione W e clique em Subdivide.

2-Volte para o modo Objeto, selecione o texto, e no painel de propriedades de texto, vá até o item Font no subitem Text on curve, clique nele e escolha a Bezier curve.

Pode ser que veja um amontoado de letras, mas é fácil corrigir isso…

Selecione a curva (se não der para ver na janela 3D, selecione-a no outliner), vá com ela para o modo de edição e vá modificando como queira. Veja que conforme você modifica a curva o texto vai se adaptando a ela.

blender-tutorial-texto2-03

Aí é por sua conta… você pode fazer muitas modificações na curva e conseguir os efeitos que quiser.

Experimente agora usar outra curva, por exemplo a Bezier circle e proceder da mesma forma observando o efeito que consegue.

blender-tutorial-texto2-04

Outra forma de modificar o seu texto é com modificadores. Um deles é o Simple Deform com o item Bend. No entanto, nada impede de usar outros itens e ver o efeito que eles podem fazer.

Há várias outras formas de se aplicar esse modificador no texto, mudando os números de ângulo, limites , factor, etc. Esse é somente uma amostra do que pode ser feito.

Outro modificador que pode ser usado com texto é o modificador Curva.

Vejamos abaixo como se comporta:

Selecione o texto, vá até modificadores e coloque um modificador curva.

Para completarmos o uso de modificador curva com o texto, precisamos colocar uma curva na janela 3D.

SHIFT + A > CURVE > BEZIER CIRCLE.

Selecione novamente o texto, vá no modificador curva e no item Object escolha Bezier Circle (destacado em branco, numerado em 1).

É provável, se você não mexeu no tamanho da curva que o texto fique amontoado no centro e como está relacionado com a curva, é mexendo no tamanho dela que você consegue organizar a distribuição das letras.

Aumente o tamanho da curva para distribuir melhor o texto.

Selecione o texto novamente e verifique que o eixo de deformação é o X (destacado em branco, numerado em 2) por padrão. Experimente outros eixos para ver (e se divertir) formas diferentes de distribuição do texto.

blender-tutorial-texto2-05

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *