blender-animacao_graph-capa

Graph Editor é mais um editor para animação, o principal, pode se dizer. Pode ser usado junto ou separado da Timeline. Na pequena animação abaixo, temos o Graph Editor e suas características. Nessa lição vamos apresentar somente algumas características do Graph Editor, no entanto fique avisado/a que ele tem muito mais possibilidades que serão demonstradas em lições futuras.

blender-animacao_graph-01

Vamos seguir os números para entender melhor.

1- local onde você troca qualquer janela pela do Graph Editor

2- a linha preta é uma espécie de cursor, igual ao da janela 3D, agora representado por uma linha preta.

3- tanto esse como o da Timeline são os mesmos cursores que demarcam o local que estão os frames em andamento.

4-aqui temos as várias curvas formadas pela animação dada como exemplo.

5- a animação representada na Timeline.

Há também no Graph Editor, mais uma janela do lado esquerdo onde é descrito todos os movimentos da animação, assim como os eixos nela representados.

Na imagem abaixo, há a representação da janela do Graph Editor tomando toda a tela, o que é conseguido pressionando-se SHIFT + SPACE, desde que o 3D cursor se encontre na janela Graph Editor. E para voltar às janelas anteriores, o mesmo atalho é usado.

Esse atalho funciona para qualquer janela que queira colocar na tela toda.

Bem, os números abaixo merecem explicação, vamos lá.

1-o olho, quando habilitado, indica que todas as curvas estão visíveis. Significa que, se quiser desligar alguma curva para trabalhar com mais tranquilidade nas outras ou somente em uma, é só habilitar ou desabilitá-la.

2-esse item foi colocado nas últimas versões do Blender. A referência das dicas (tooltips) é que são relativos aos modificadores do Graph Editor, assunto um pouco mais avançado que fica para lições futuras. Não encontrei maiores explicações no manual do Blender a respeito desse ícone.

3-esse ícone com aparência de alto falante desativa a curva. Se tocar a animação com a curva desativada, o objeto não realiza a ação de tal curva.

4-o cadeado é auto explicativo. Ele trava a edição da curva e impede qualquer mudança nela.

E como você já deve ter reparado, as cores no item 1, representam cada eixo da curva: Vermelho para o eixo X, Verde para o eixo Y e Azul para o eixo Z.

blender-animacao_graph-02

Os itens do cabeçalho de baixo do Graph Editor serão explicados aos poucos conforme as lições forem avançando.

Se quiser se adiantar e se informar mais a respeito de Graph Editor no Wiki do Blender, vá até a página:

https://www.blender.org/manual/editors/graph_editor/introduction.html

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *