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Mais um editor de animação oferecido pelo Blender.

Não se constitui de curvas, mas a animação é representada por pequenas figuras com formato parecido com diamantes.

Selecionados são de cor amarela.

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Os atalhos que se usa na janela 3D também são ativos aqui na janela do editor Dope Sheet. Portanto, se precisar mover os frames seleção e letra G funcionam.

S vai afastar ou aproximar os frames a partir do cursor.

D deleta keyframes.

CTRL+ Z desfaz a ação.

Home – Ver tudo

0 (zero) ver frame

Outros atalhos podem ser vistos no menu view no cabeçalho inferior da janela Dope Sheet.

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Há 5 formas de vista para Dope Sheet, ilustrados na imagem abaixo.

Dope Sheet, Action Editor, Shape Key Editor, Grease Pencil.

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Ainda como característica da janela principal do editor Dope Sheet, é que ela permite que você visualize imediatamente como o canal é realmente afetado.

Veja abaixo outra forma que a janela da esquerda pode se apresentar dependo do modo de vista que escolher. Nesse caso, pode se animar o objeto manipulando os sliders que estão disponíveis.

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Veja na janela à esquerda os sliders que podem ser modificados e que indicam Localização, Rotação e Scale do objeto. No caso acima, os números indicam a Localização, Rotação e Scale do objeto no primeiro frame.

A janela da direita da imagem, na janela de propriedades, também tem relação com animação. Você define aí a quantia de frames por segundo e outras alternativas.

O objetivo dessa lição é dar uma visão geral do Dope Sheet. Seu uso e as várias outras alternativas que ele apresenta, serão exploradas na parte prática de exercícios e lições à frente.

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