blender-tutorial-animacao-de-cores-capa

O processo de animar cores no Blender (no render interno) é muito simples. Também é simples no Cycles e falaremos disso adiante. Vamos começar pelo render interno do Blender.

Na imagem abaixo temos um dragãozinho de modelo cujo corpo e asas podem apresentar múltiplas cores.

Num história fantástica poderia ser a mudança de cores enquanto o dragão se transforma em outro ser… digamos (para os sonhadores) um príncipe, para os mais belicosos, um guerreiro, e assim por diante. Vamos conversar hoje sobre a mutação de cores. A mutação de forma fica para outra vez.

blender-tutorial-animacao-de-cores

No render interno, podemos aplicar primeiramente uma cor diffuse no dragão, (digamos o branco)

1-bem, vá na janela de propriedades, escolha o ícone de Materiais.

2-em materiais, vá até diffuse, clique nele e escolha uma cor.

3-certifique-se que na Timeline, o cursor da timeline esteja no primeiro frame. (ou em qualquer frame que queira que sua animação comece).

4-a título de treinamento, deixe sua timeline com 100 frames procedendo da seguinte forma: coloque o cursor da timeline no número 100 ( a linha verde) clicando nele. Pressione a letra E, e pronto. Há outras formas de fazer isso, como por exemplo, indo no slider do cabeçalho onde se lê End e digitando o número 100.

5- agora que o cursor da timeline está no lugar, volte para janela de propriedades, em Materiais > diffuse, e clique com o botão direito do mouse sobre a paleta de diffuse.

No menu que surge escolha “Insert Key Frame”. Você verá aparecer um contorno colorido em volta da paleta indicando que ela está animada.

6- agora vá para o frame 100. Clique nele.

7- escolha outras cores para o seu objeto. Como sempre, se não tiver um dragão ou coisa que o valha, use um primitivo do Blender, como a Suzanne, o torus, etc, para treinar.

8- selecione novamente o objeto (no meu caso selecionei o dragão), abra a paleta de diffuse, escolha uma outra cor e com o botão direito do mouse escolha, no menu que se abre “Insert Keyframe”.

Veja abaixo o resultado do último frame configurado para a mudança de cor do dragão.

blender-tutorial-animacao-de-cores2

Assim que terminar, pressione ALT + A e veja o seu objeto mudar suavemente de cor: da inicial para a final.

blender-tutorial-animacao-de-cores3

Se, no entanto quiser uma ou várias variações a mais de cor é só colocar o cursor do mouse na Janela da Timeline ( a linha verde) no meio dos frames e repetir o processo anterior.

Vejamos agora animação de cores no Cycles. Se quiser assistir o vídeo, veja no canal de Équilibré no Youtube: Vídeoaula #289: Animação de Cores no Cycles, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=znunJN7M4e8 mas, rapidamente podemos descrever aqui… é simples e fácil.

E você pode ver também a imagem abaixo, ilustrando partes do processo.

blender-tutorial-animacao-de-cores4

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *