blender-animacao-ciclica-capa

Uma função muito prática e eficiente do Blender é a animação cíclica. Ela reduz muito o trabalho que seria repetitivo, oferecendo uma possibilidade de se resolver isso com um simples clique num botão.

Vejamos que tipo de animação seria beneficiada com isso – Animação Cíclica.

Animações beneficiadas com Animação Cíclica são aquelas que se repetem o tempo todo. Por exemplo, imagine-se a bomba de uma bicicleta, em outro extremo, um passo de balé que é contínuo (tem muitos), bater bola na parede constantemente, martelar um prego, engrenagens que repetem movimentos para manter os resultados, ou simplesmente o fato de querermos que uma animação se repita o tempo todo…. etc, etc. Teríamos muito mais exemplos a pensar.

blender-animacao-ciclica-01

Veja na imagem abaixo, escolhi algo que, na verdade não necessariamente se repete o tempo todo, mas dá para se usar como exemplo.

O primeiro frame da Timeline foi colocado na localização do eixo Y para as duas peças da caneta: o corpo e a tampa. Veja na imagem acima, a localização do eixo Y destacado para a tampa.

blender-animacao-ciclica-02

O segundo frame foi colocado com os objetos juntados, a caneta fechada. Veja abaixo:

Você deve selecionar cada parte da caneta em separado e pressionar I para inserir um frame para cada uma delas: o corpo da caneta e a tampa.

blender-animacao-ciclica-03

E o terceiro frame com os mesmos números que o primeiro., isto é : em Y 6.0000 para a tampa e -6.0000 para o corpo da caneta.

Bem, agora que rapidamente estabelecemos essa simples animação, ao tocá-la vai notar que ela toca uma vez e para.

Aí é que entra Animação Cíclica: para acioná-la é preciso abrir uma janela de Graph Editor.

blender-animacao-ciclica-04

Agora veja como o comprimento da curva mudou e aumentou. Pressione ALT + A e verifique que, se você não desligar sua animação fica tocando o tempo todo.

Você também notará um defeitinho na animação… vamos corrigí-lo na próxima lição.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *