Shape keys são usadas para deformar os vértices de objetos, e transformá-los em novas formas.

Por essa razão shape key é muito usada para fazer pequenos movimentos de animação.

Vamos usar como exemplo, a Suzanne e fazer com que ela movimente a boca abrindo e fechando.

shape_key-01

Antes porém vejamos a imagem abaixo e as necessidades que temos de conhecer como funciona pelo menos em parte, shape key.

1- na janela de propriedades, esse é o símbolo que deve clicar para achar o item Shape Keys.

2- o item shape keys.

3- o primeiro item que aparece quando pressionamos o botão + do lado direito do quadro – Basis que, como na imagem é definido é o item que registra a forma inicial do objeto.

4- o segundo item ao clicarmos pela segunda vez o item + no lado direito do quadro e é esse item que vai registrar as mudanças que queremos fazer no objeto.

5 – o slider “Value” registra os valores que estabelecemos para a variação de movimento (no caso, queremos movimentar a boca de Suzanne).

Bem, vejamos um exemplo de como estabelecemos um movimento para a boca de Suzanne. Depois disso, você poderá aplicar o mesmo procedimento para qualquer outra parte, como os olhos, o nariz, orelhas, e mesmo qualquer conjunto de vértices que tiver estabelecido para Key1.

shape_key-02

Se você voltar agora para o modo Objeto Suzanne voltará à forma anterior, isto é: com a boca original, aberta. Se voltar par ao modo Edição verá Suzanne do jeito que você colocou, isto é: com a boca fechada.

Faça os próximos passos no MODO OBJETO:

shape_key-03

Vá no item Value, abaixo de Relative, coloque o mouse sobre o slider (que deve estar marcando zero nesse momento), pressione o botão do lado direito do mouse e escolha “Insert Keyframe” e verá que o slider fica colorido.

Movimente o cursor da Timeline para a direita, definindo o número de quadros para a animação, depois, em…

1-volte para o item Value

2-arraste o slider totalmente para direita colocando em 1.000

3- com o mouse sobre o slider pressione o botão direito do mouse e escolha novamente “Insert Keyframe”.

Pronto! Agora pressione ALT + A e veja Suzanne movimentar a boca com o seu mais novo aprendizado sobre ShapeKeys. Parabéns!! Mais um passo dado, mais um sucesso alcançado!!

Há muito mais sobre Shape Keys, mas para nossa proposta de começarmos com o básico, essas informações, por enquanto bastam. Mais informações virão em futuras lições.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *