blender-animacao-alfa-capa

Animação em alfa no Blender permite a você, tornar opaco ou transparente um objeto. Juntando com o item “animação”, você também consegue uma passagem gradual da opacidade para transparência.

Vamos montar a cena:

Se já tiver familiaridade com o Blender, monte da forma que quiser, mas pode também seguir o esquema abaixo:

blender-animacao-alfa-01

Obs.: o procedimento abaixo é para o render interno do Blender.

1-coloque um cubo na janela 3D, modele-o para parecer uma parede.

Coloque atrás dele, um objeto qualquer: um outro cubo, um torus, uma esfera, ou algo que você já modelou, etc.

Agora coloque na vista de câmera, lembra como? Coloque cubo (muro) na posição que quer e pressione CTRL + ALT + 0 (zero). Obs: lembre-se de selecionar a câmera antes de usar o atalho, pois senão você pode ter resultados bizarros.

2-na janela 3D coloque no modo textura.

3-faça Unwrap com o cubo (já explicado em lições anteriores.)

4-coloque o cursor da Timeline no primeiro frame, e diminua o número de frames. No meu caso, coloquei 100.

5-depois de aplicar o material, vá para texturas e coloque uma textura no “muro”e, se fez Unwrap, o Blender atual já vem configurado para mapeamento UV, então não mexa em nada. Se for uma versão mais antiga do Blender esse item pode estar configurado para Generated, então aí sim, mude para UV.

Se seguiu as orientações então seu Blender deve estar parecido com o meu.

Agora volte para o ícone de Materiais, pois a animação em alfa acontece aí: na janela de Materiais.

blender-animacao-alfa-02

No item Materiais, vá até o subitem Transparency, habilite-o.

Alfa (destacado em vermelho) deve estar marcando 1.000.

Coloque o mouse sobre esse slider (alfa) pressione o botão direito do mouse e escolha “Insert Keyframe”.

Agora, vá na Timeline, coloque o cursor da Timeline no último keyframe,

Volte para a janela de propriedades no item materiais, em transparency e em alfa, mude o slider para 0.000.

Coloque o mouse sobre esse slider, pressione o botão direito do mouse e escolha “Insert Keyframe” no menu que surgir.

Agora, se você pressionar ALT + A, não verá a animação acontecer. Para ver a animação acontecer, você precisa renderizar a animação, item que ainda não foi explicado.

Por hora, você pode ver o resultado da animação alfa, indo no modo de renderização em tempo real, e de preferência (para não exaurir seu computador) renderizar quadro a quadro…, por exemplo, coloque o cursor da Timeline no frame 50 e pressione F12, depois coloque o cursor da Timeline no frame 100 e pressione F12…aí dá para ver o efeito de alfa enquanto não falamos ainda a respeito de renderizar animação.

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