Hoje vamos conversar sobre passos básicos que te permitem fazer uma pequena animação e fazer um também pequeno vídeo dela.

blender-animacao-salvar-03

1- nesse ítem, em animação o local que você pressiona para renderizar sua animação. No entanto, embora ele esteja localizado em cima, há outros itens que devem ser configurados antes disso.

2-aqui se escolhe os formatos de tela que quer para seu vídeo. A extensão do frame (Frame Range), que no caso da imagem foi configurado de 1 até 106.

Frame rate é a respeito da taxa de frames por segundo (FPS) e se clicar no item verá um menu que vai oferecer algumas taxas já configuradas, até o customizado que você mesmo pode escolher o que quiser. Esse item está relacionado à qualidade da animação: quanto mais frames por segundo, melhor a qualidade.

3 – Aqui você escolhe como quer a saída do vídeo (output). O primeiro item que tem um desenho de arquivo do lado direito vai levá-lo ao seu computador. E aí é escolhido o local que quer guardar esse arquivo.

Na imagem abaixo, veja algumas especificações do que foi colocado acima.

blender-animacao-salvar-02

Em Dimensions – Render Presets, experimente os vários formatos de câmera para sua animação. Note que é preciso estar na vista de câmera para obter resultados.

Se conhece os formatos oferecidos pelo Blender, escolha o que melhor se adapta à sua animação. Se não conhece, fique com o padrão.

No item Output já mostrado em destaque na imagem acima (a primeira) teremos como escolher o local no computador para se guardar a pasta de vídeo e, abaixo, o menu PNG onde se escolhe o formato do vídeo.

blender-animacao-salvar-01

Como vê na imagem acima, formatos para renderização de imagens são formatos para imagens “paradas” (sem animação). No entanto há formas de se renderizar uma animação com uma série de imagens, assunto que veremos em lições à frente.

Por agora, o quadro em destaque do lado direito da imagem são formatos para renderização de vídeos. Todos são bons e é a melhor prática, que você faça uma pequena animação (com um cubo, uma esfera) e teste cada um deles, para aprender melhor qual resposta cada um dá.

Depois de todo o procedimento acima, aí sim, vá até o item RENDER ( o primeiro na janela de propriedades para esse item) e clique em ANIMATION. Você verá o Blender começar a renderizar os vários quadros que você animou.

Espere que ele termine, vá até o arquivo que você escolheu para a animação e clique nele. Verá sua animação agora em vídeo.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *