Sculpt mode é outro editor do Blender que ajuda a manipular seus objetos. Na verdade é muito bom para refinar traços e linhas que requerem maior sutileza na confecção.

Uma diferença do Sculpt Mode para a Janela 3D, por exemplo é que enquanto na Janela 3D trabalha-se com arestas, vértices e faces, no Sculpt Mode trabalha-se mais com o conjunto de todos esses itens.

Por essa razão é muito importante que no Sculpt Mode tenhamos um número muito grande de vértices, arestas e faces.

Isso torna geralmente mais lento seu computador, mas é assim que o Sculpt Mode funciona.

Vamos observar algumas das características importantes dessa Janela.

blender-tutorial-89-01

Coloquei um objeto, melhor dizendo, um pedaço de objeto que é daquele dragão que já foi usado para ilustrar a lição sobre animação de cores no Blender (lição 83)para ilustrar essa lição, que terá muita informação sobre as ferramentas de Sculpt Mode.

Siga os números para acompanhar:

1-no cabeçalho inferior da janela, clique e escolha Sculpt Mode.

2-essas duas tabs pertencem ao Sculpt Mode.

3-aqui estão os pincéis que você poderá usar para esculpir seus objetos.

4-na janela N é interessante habilitar esse item pois ele deixa sua visão livre de itens desnecessários nesse momento.

5-raio do pincel, que no Sculpt Mode tem a forma de Círculo (em rosa do lado direito do 5). atalho: F

6-a força dos pincéis. Tanto o raio quanto a força com que os pincéis serão aplicados no objeto tem atalhos. O atalho de Strength (força) é: SHIFT + F

7-autosmooth- é auto explicativo. Ele suaviza a mesh na aplicação do pincel.

8-grande parte dos pincéis têm esses dois itens. Significa que eles podem tanto adicionar variação aumentando (provocando calombos) quanto diminuindo (provocando abaixamentos) a mesh, sendo influenciados pela extensão (raio) e pela força (strength) do pincel.

Veja agora na imagem abaixo, mais seis itens que valem a pena serem conhecidos para lidar com o Sculpt Mode.

blender-tutorial-89-02

Vamos falar rapidamente sobre cada um deles, visto que essas são lições básicas a respeito do Blender.

1-item de bastante importância que esqueci de mencionar na imagem anterior. Front Faces Only, deve ser habilitado quando queremos modificar (esculpir) somente as faces da frente da mesh. Ou seja: grande parte das vezes vamos querer isso. Pense por exemplo que está esculpindo o rosto de uma pessoa e não quer que isso se repita na parte traseira da cabeça… a menos que seja para um personagem de circo, ou teatro…

2-texturas: aqui há vários modos de trabalhar com texturas, inclusive aplicando-as sobre seu objeto. É muito boa forma de colocar, por exemplo uma imagem sobre um objeto.

3-stroke metod: método de traço. Nesse item também há muitas possibilidades de caracterizar seu traço. Clique no item e observe os vários métodos que são oferecidos.

4-curve: pode parecer estranho a você agora, mas as curvas são importantes de diversas maneiras. Uma delas é que as curvas fazem diferença na dureza ou suavidade dos pincéis. As curvas podem modificar a intensidade dos pincéis do centro (lado esquerdo da curva) até as bordas (lado direito da curva)

5-curve: ainda dentro do item curve, esses são presets de curvas que podemos optar por usar.

Agora na janela de propriedades do lado direito da imagem.

6-modificador multiresolution: depois de aplicar o modificador multiresolution no seu objeto, você deve aumentar o número de preview, sculpt, render.

Preview significa o que você verá na vista preview, isto é: quando passar seu objeto para o Modo Objeto.

Sculpt: é o número de subdivisões que verá no modo Sculpt.

Render, o número de subdivisões que terá no modo de Renderização.

Mas, você só conseguirá modificar tais números se antes pressionar o item SUBDIVIDE que está destacado em branco na imagem.

Outros itens que estão disponíveis para Sculpt Mode na imagem abaixo:

blender-tutorial-89-03

Os itens acima ainda na janela de Sculpt Mode são:

1- Enable Dynotopo: esse item será visto em lições futuras, uma vez que ele é praticamente uma ocorrência individual, embora dentro de Sculpt Mode.

2-symmetry/lock: permite usar Sculpt Mode de forma simétrica, por exemplo, em simetria de personagens, roupas, etc.

Espelha as pinceladas dependendo dos eixos locais selecionados. Note que se você quiser alterar as direções do eixo apontam, você deve girar o modelo em modo de edição e não no Object Mode.

Na próxima lição, veremos mais exemplos práticos de Sculpt Mode. Por enquanto vai explorando o que tem disponível, observando bem os efeitos que consegue. Esse é o caminho da aprendizagem.

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *