blender_particulas2-93

Dando continuidade às informações anteriores sobre partículas, vamos observar agora o fato de que as mesmas vão na direção do eixo Z negativo.

Mesmo que você rotacione tal plano, as partículas continuarão a vir na direção do eixo Z negativo.

Há locais que pode se mudar tal comportamento (a direção das partículas) como por exemplo: indo no ícone Scene na janela de propriedades e subitem “Gravity”. Desligue-a e ligue novamente sua animação e verá que agora as partículas ainda na direção do eixo Z sobem. Não vão mais no sentido negativo do eixo.

Veja na imagem abaixo:

blender_particulas2_01

Outro local que muda a movimentação das partículas é o item Physics, agora de volta ao sistema de partículas.

O item Physics, no sistema de partículas vem configurado por padrão em Newtonian. Clique em NO e ligue a animação e verá um comportamento das partículas conforme a figura abaixo:

blender_particulas2_02

As partículas se mexem, mas se mantêm sobre o plano.

Ligando novamente Gravity (gravidade) e, no sistema de partículas, em Physics, acionando novamente Newtonian, vejamos como as partículas interagem com outros objetos colocados em cena:

1-Colocamos mais um plano em cena, logo abaixo do plano que contém o sistema de partículas.

A princípio se ligarmos a animação veremos que as partículas ultrapassam esse segundo plano como se nada existisse ali.

Como fazer com que o plano abaixo do plano de partículas tenha significado de impedimento para o plano com partículas?

2- selecionado o plano de baixo, vamos à janela de propriedades, escolhemos o ícone Physics e o item Collision, do lado esquerdo sob Force Fields.

Clique nele.

3- logo abaixo verá surgir vários itens que permitem controlar vários aspectos da colisão que as partículas farão com o plano abaixo.

4– sem mexer ainda em nenhum desses itens, ligue a animação:

Verá que as partículas agora atingem o plano de baixo, sem ultrapassá-lo e também elas voltam, dando a ideia natural de um objeto que tem o movimento reflexo de pulo (damp), como se as partículas fossem de borracha.

blender_particulas2_03

Talvez fique difícil observar isso, devido à velocidade e quantia de partículas fazendo tal movimento.

Pode se controlar tal “retorno” das partículas fazendo alguns ajustes no item “Damping” com o plano de baixo selecionado e no Physics (com o Collision do plano tendo um X do lado esquerdo, significando que está ativo).

Experimente mudar o item destacado em branco ( Particle Damping) na imagem abaixo para 0.500, por exemplo e verifique a diferença do retorno das partículas do plano com o sistema de partículas ativo.

blender_particulas2_04

Experimente outros valores para se inteirar das diferenças de comportamento que pode conseguir para seus diferentes projetos no futuro.

Experimente inclinar o plano de baixo do plano com sistema de partículas.

Experimente inclinar o plano com sistema de partículas e fique sempre atento/a as modificações que consegue com essas mudanças.

Essa exploração promove aprendizado!!

Índice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *