blender-tutorial-91-normais

O conhecimento de vários pequenos detalhes, particularidades e funcionalidades de um software fazem uma grande diferença na vida de um artista.

Com o Blender não é diferente.

Entre vários outros itens, as NORMAIS de uma mesh podem tornar sua vida um inferno, ou muito bem servirem para seus propósitos.

Já vi, várias vezes, pessoas quase enlouquecerem atrás do culpado daquela mancha escura na mesh, prejudicando todo um tempo enorme de trabalho.

Buracos na renderização, falta de textura e aplicação falha do material, tudo isso porque o conceito sobre a direção das normais foi pulado.

Mas, o objetivo desse tutorial escrito é exatamente suprir essa informação.

Um objeto, é composto de polígonos e como tudo que temos no universo tem no mínimo 2 lados: frente e atrás, embaixo e em cima…

blender-normais-01

Um plano, um polígono, no Blender também funciona da mesma forma. E, o Blender oferece a possibilidade de sabermos qual a direção que esse plano está apontando:

Olhando a imagem acima, podemos ver que todas as normais estão na direção de fora da mesh. Nem sempre as coisas acontecem dessa maneira.

Muitas vezes, no processo de desenvolvimento e construção de um objeto, mesh, com rotações e movimentações dos polígonos em vários ângulos e direções, as normais ficam invertidas. Nesse caso é que teremos manchas pretas e formas esquisitas no objeto. Aquelas que não queríamos.

Veja na imagem abaixo um exemplo de como ficam, polígonos com normais invertidas.

Os números da imagem destacam:

1- A janela T

2- A aba Shading que você deve acionar para acessar o item Flip Direction

3- O item Flip Direction que muda a direção das normais tanto para fora quanto para dentro da mesh que está selecionada no modo Edição.

blender-normais-02

Experimente ambas as direções, renderize (F12) e verifique a a diferença que faz a mudança na direção das normais no seu objeto.

Nem sempre você sabe exatamente quais são os polígonos que estão invertidos e provocando sombras feias no seu objeto. Mas é possível tentar resolver isso de outra forma.

Selecionando todo o objeto, indo com ele para o Modo Edição e pressionando o atalho CTRL+N, ou indo na janela T, a mesma ilustrada acima, e escolhendo o item Recalculate (em Shading), acima do item Flip Normals.

Índice

One comment on “Blender Tutorial 91 – Blender Normais
  1. Tennouji Kotarou disse:

    Amo vcs ;-; vlw ajudou demais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *